O que é Gênero?

“A palavra gênero, em seu sentido ordinário, é apenas uma forma delicada de expressar o sexo das pessoas.” Ou seja, gênero remete ao seu tipo biológico de sexo masculino ou feminino, o sexo que você nasce.

Porém para o movimento feminista gênero abrange outro significado, aderido a partir o da ideia de Gender Establishment, que fixa o termo “gênero” como um papel socialmente construído, algo não dado biologicamente e cuja “identidade” cada um é responsável por forjar. Ou seja, uma questão de cisgênero quando a pessoa se reconhece com o sexo que nasceu ou Transgênico quando a pessoa não se reconhece como as características biológicas que possui.

Noção de gênero também se refere a tudo aquilo que desejamos especificar, seja objeto, pessoa ou algo.

Para especificar coisas do gênero masculino usamos o artigo O nas palavras: O jogador,O elefante,O imperador,O advogado, irmãO, filhO etc.

Para o gênero feminino usa-se o artigo A nas palavras: A jogadora, A elefante, A imperatriz, A advogada etc.

Outro fato muito importante relacionado à questão de gênero é a sexualidade que segundo a biologia: “Ao que tudo indica, com a evolução, a sexualidade tornou-se o único meio de reprodução e os indivíduos de um sexo tiveram que desenvolver uma maneira de reconhecer os do outro sexo.”

Porém não se trata mais de uma questão reprodutiva e sim opcional, a sexualidade do sexo XXI é decidida pelas próprias pessoas, de forma a se identificar como ser Heterossexual que sente atração pelo sexo oposto, ou como ser Homossexual que sente atração pelo mesmo sexo.

Teoricamente, a sexualidade inicia-se juntamente à puberdade ou adolescência. O termo “sexualidade” nos remete a um universo onde tudo é relativo, pessoal e muitas vezes paradoxal. Pode-se dizer que é traço mais íntimo do ser humano e como tal, se manifesta diferentemente em cada indivíduo de acordo com a realidade e as experiências vivenciadas pelo mesmo.

A noção de sexualidade é dada pela busca de prazer, descoberta das sensações proporcionadas pelo contato ou toque, atração por outras pessoas com intuito de obter prazer pela satisfação dos desejos do corpo sendo diretamente ligada e dependente de fatores genéticos e principalmente culturais. O contexto influi diretamente na sexualidade de cada um.

Existem diferentes abordagens do tema que variam de acordo com concepções e crenças convenientes a cada um. Em alguns lugares pode-se encontrar visões preconceituosas sobre o assunto. Em outros, é discutido de forma livre e com grande aceitação de diferentes olhares ao redor do termo.

Logo Sexualidade é um termo amplamente abrangente que engloba inúmeros fatores e dificilmente se encaixa em uma definição única e absoluta, mas que de certa forma está ligada a cada indivíduo e é seu traço mais íntimo.

Thalles Yan S. Medrado e Alexandre S. Silva – 2ª Série E.M.

Fonte: Socializando  CMM

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s