Sob nova direção

Hermione voltou para sua escrivaninha, arrumou seus poucos objetos pessoais, ainda custando a acreditar que seria vice-reitora da ala feminina. Quando o reitor falou em promoção, ela imaginou que seria algum abono ou aumento salarial, este era um salto que ela não estava preparada para dar. Despediu-se dos demais funcionários da administração da reitoria e caminhou como se estivesse andando entre as nuvens.

Um carro administrativo a aguardava do lado de fora, pronto para leva-la até a vice-reitoria da ala feminina. O clima estava ameno e algumas árvores estavam repletas de flores. Alguns alunos acenaram ao longo do caminho. Estariam dando adeus ou olá?

Na entrada da ala feminina, um destacamento de amazonas ficou ao lado do carro, como que se o escoltasse. Na entrada da vice-reitoria, várias alunas e funcionários da vice-reitoria pareciam ansiosos e alegres por sua chegada. Muitas palmas, muitos parabéns, tapinhas nas costas, abraços, apertos de mãos. Tantos rostos conhecidos! Com alguns ela havia estudado, com outros ela tinha tido aulas e até problemas. Quantos rostos cínicos e hipócritas!

O prédio da vice-reitoria da ala feminina era grande, belo e amplo. O saguão estava lotado de alunas, professores e funcionários. Hermione foi agradecendo aqui e acolá. Placas indicavam a direção e Hermione respira fundo ao chegar diante da grande e pesada porta. Gira a maçaneta e encontra a sala impecavelmente pronta e arrumada para sua chegada. Nenhum sinal de sua antecessora. Em cima de uma mesa imponente, um enfeite tem seu nome gravado. Hermione dá a volta na mesa pelo lado direito, para dar sorte. Ela nota que a cadeira está limpa e perfumada. Hermione se posiciona entre a poltrona e a mesa, posiciona-se e senta. A poltrona é extremamente confortável e Hermione se estica, para expender ao máximo essa sensação, essa emoção. Ela não tem sequer ideia de onde começar ou do que fazer. Batidas na porta interrompem seu devaneio.

– Oi? Pode entrar!

Uma aparição fêmea classe C surge da porta, tremendo, encolhida, com os olhos no chão. Hermione sente um pingo de compaixão, pois a aparição a lembra de quando começou a trabalhar com o reitor.

– Senhora vice-reitora, a coordenadora de turma chegou para falar com a senhora, conforme solicitado?

– Eu não sei qual é o assunto, mas diga para ela entrar. Meu nome é Hermione. Qual é o seu nome?

– Hã… Sibila, senhora vice-reitora. Eu serei sua secretária. A Felícia é a coordenadora de turma. A senhora a chamou por que ela não obedeceu suas ordens.

– Sibila, peça para Felícia entrar sem temor. Esta vice-reitoria está sob nova direção. E me chame de Hermione, por favor.

– Sim se… hã… Hermione. A senhora Felícia pode entrar.

– Boa tarde, Felícia. Venha, entre, vamos nos conhecer e conversar.

– Boa tarde, se… hã… Hermione. Você me chamou aqui, mas antes eu gostaria de me explicar.

– Sente-se Felícia. Olha, não precisa explicar coisa alguma. Eu estou começando hoje. O que minha antecessora disse ou fez não importa mais. Conte-me de você e do que você faz.

– Claro… hã… eu sou a coordenadora de turma. Eu estudo nessa universidade há três anos. Eu fui eleita como a melhor aluna ao longo destes três anos e recebi dessa vice-reitoria o cargo de coordenadora de turma. Minha obrigação é garantir a ordem e a disciplina entre as alunas. Todo dia eu verifico se todas as alunas estão uniformizadas, com seu material escolar em ordem, como está a frequência em aula e como estão as notas. Eu sou a porta-vos dessa vice-reitoria diante das alunas.

– Puxa, isso parece complicado, estressante e cansativo! Eu tenho certeza de que você é bem competente no que faz. Você deve conhecer todas as alunas, não é?

– Eu agradeço pelo seu voto de confiança. Eu posso te garantir que conheço todas as alunas.

– Ótimo, excelente! Então você vai fazer um favor para mim. Eu quero que você me indique uma aluna de confiança para ficar no meu lugar. Uma aluna que conheça a aluna Alexis.

– Eu posso indicar Mérida, Hermione. Ela é parceira de dormitório da aluna Alexis e é bastante confiável.

– Perfeito! Consegue trazê-la para cá bem rápido?

– Sim, eu consigo. Eu sou uma criatura felina. Cinco minutos!

Tal como o personagem a qual Felícia tem o mesmo nome e aparência, ela sai rápida feito uma gata e em cinco minutos traz a espantada Mérida com ela.

– Boa tarde, Mérida. Eu sou Hermione, a vice-reitora.

– Mu… muito prazer, senhora vice-reitora.

– Apenas Hermione, por favor. A Felícia me indicou por você ser confiável. Eu posso confiar em você, Mérida?

– Sim se… hã… Hermione. Você pode confiar em mim.

– Eu fico muito feliz com isso. Eu preciso que vocês duas trabalhem juntas e sejam minhas assistentes, junto com Sibila. Eu vou precisar de toda ajuda que vocês puderem dar. Em troca, eu irei ajuda-las no que eu puder, com o acesso direto que tenho com o reitor. Então, combinado? Vamos ser um quarteto de amigas? Eu vejo que sim. Então, Mérida, você ficará em meu lugar como secretária do reitor e irá me contar de tudo que acontece ali. Você, Felícia, ficará de olho na Alexis e junto com Mérida me contará tudo sobre ela. Sibila, prepare uma carta de apresentação para Mérida. Queridas, se tudo der certo, nós mandaremos nessa universidade.

Hermione havia trabalhado tempo suficiente com o reitor para saber como funcionava a universidade e como pensava o reitor. Ela assimilou muitos dos hábitos do reitor, mas sabia quais erros deveria evitar, erros que sua antecessora ignorou. Os fins justificam os meios. Hermione queria ser a reitora para dar fim a muitas das regras absurdas, como a separação entre alunos e alunas. Ela sofrera com isso, pois perdeu contato com uma pessoa que ela amava. Certamente ela poderia consertar muitos dramas desnecessários assim que se tornassem reitora e este era seu intento final.

Deixe um comentário

