Além do horizonte – II

O ghoan preparou um barco e todo o plano de viagem. Ele estava fazendo seus ultimos preparativos quando dois de seus amigos vieram conversar com ele. Cada um querendo convencê-lo da verdade. Um era crente que havia apenas um Deus, Lugun. Um era crente que apenas uma ciência e que apenas existia o que tinha evidência.

– Dung, o que vai fazer no grande mar? Ali você somente encontrará demônios e o fim do mundo.

– Keto, demônios não existem. Dung, no grande mar você encontrará apenas água e nuvens.

– Pakal, Keto, tudo que me dizem é verdade e sabemos porque assim nos parece e podemos perceber. Nossos velhos nos falam do Tempo das Névoas. Eu quero, eu tenho que saber se é verdade.

– Dung, nós estudamos juntos e você parecia ser uma pessoa razoável. Por que está querendo resgatar essas crendices velhas, essas superstições de gente ignorante?

– Pakal, nós não aprendemos que apenas podemos dizer que algo é verdade ou mentira se testarmos? Os velhos nos contam as antigas lendas por algum motivo. Deve haver algum fundo de verdade.

– Dung, essas antigas lendas são apenas imaginação de gente velha, gente idosa. Nossos cientistas mapearam todas as ilhas em volta e foram até 10 milhas além do recife de coral. Nada foi encontrado além de água e nuvens. Persistir em buscar por algo que não existe é loucura.

– Pakal, não foram os velhos que ensinaram os cientistas também? Não foam os velhos que nos ensinaram? Se eles estão senis e não sabem o que dizem, então deveríamos descartar tudo que aprendemos deles, inclusive a ciência e a tecnologia.

– Dung, eu não concordo também com o que Pakal diz, mas Hulu, nosso amado e sagrado sacerdote do Deus Lugun, nos disse que não podemos navegar pelo oceano. Além do horizonte vamos encontrar apenas demônios e o fim do mundo!

– Pakal, Keto, eu sei que vocês estão aqui discutindo comigo por que são meus amigos e se preocupam comigo. Mas eu decidi fazer esta viagem e não vou parar de procurara té achar a resposta.

Deixe um comentário

