Além do horizonte – I

Uma ilha dentro de um arquipelago, um navio encalhado, muitos passageiros náufragos. Assim começou a ocupação humana em Ghoa, há muito tempo atrás. Onde antes tinha apenas bichos e plantas, os humanos chegaram e foram se adaptando. No principio, viviam precariamente, cobriam-se com folhas e dormiam ou no alto de árvores ou em cavernas. Tiveram que praticamente reinventar tudo, com paus, pedras e cipós. Tudo que tinham sumiu quando o navio acabou de afundar no oceano.

Os anos se passaram, gerações surgiram, inventaram uma lingua e uma cultura, foram desenvolvidas alguma forma de religião, ciência e tecnologia. Conforme o tempo passava, a lembrança do naufrágio, de sua verdadeira identidade e origem foi se apagando, as histórias que seus velhos contavam se tornaram lendas e mitos, no sentido pejorativo. Os ghoans exploraram toda a ilha e todo o arquipélago, foram capazes de mapear cada centimetro de areia e, do conhecimento que produziram a partir do que percebiam, acreditavam que sabiam de tudo e que não havia nada além do horizonte, que as histórias dos antepassados eram apenas velhas superstições.

Evidente, nem todo mundo concordava com essa opinião. Alguns se apegavam ao seu credo, não como haviam recebido de seus antepassados, mas como lhes era imposto por uma organização religiosa. Outros simplesmente tachava toda crença de ignorância e superstição, que apenas a evidência e a ciência podia explicar as coisas. Um ghoan não concordava com nenhum deles. Ele queria saber mais das histórias dos velhos, queria resgatar e recuperar o que era tido como um mero mito antigo, ele queria viajar de volta ao Mundo dos Deuses de onde seus antepassados vieram.

– Isso que você está buscando é coisa do Diabo! Só existe um Deus!

– Isso que você está buscando não existe! Não há evidência de que exista!

– Mesmo assim eu vou preparar um barco e viajar em direção do sol nascente. Eu hei de encontrar a verdade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s