Lolita no tribunal – VI

– Sr Flint, o sr está prolatando mais uma vez. Sua exposição é interessante, mas a Justiça deve ter alguma base ou referência para determinar se uma pessoa é responsável civil e criminalmente, disso advindo que a exposição de pessoas fora dessas condições induz em crime de abuso, ainda que pressuposto.

– Sem dúvida, Excelência, que a Justiça deve ter uma base, uma referência para determinar a responsabilidade civil e criminal de uma pessoa, sobretudo quando a lei e a jurisprudência não são exatos. O limite da lei e da justiça quanto a faixa etária é extremamente discriminatório. O que eu proponho a este Juri é que consultemos biólogos, psicólogos, psicanalistas e neurocientistas para podermos estabelecer essa base, essa referência, em termos que possamos compreender. O que certamente irá tomar muito do precioso tempo do Júri, com longas explicações técnicas e científicas.

– Sr Flint, há alguma outra forma para que o Júri seja poupado dessa exposição cansativa, complicada e complexa?

– Sim, Excelência. Eu convoco a esse Júri uma das pessoas supostamente vítimas de abuso para testemunhar. Eu chamo a este Júri a senhorita Lolita.

O meirinho abre a porta da corte e entra uma jovem de longos cabelos loiros. Os servidores do Tribunal e demais presentes olham curiosos enquanto ela faz cena para entrar, vestindo um longo casaco, a despeito do sol e do calor. Lolita senta-se no banco de testemunhas e o meirinho procede com sua qualificação, declarando o nome por inteiro, a profissão, a residência e o estado civil, bem como se tem relações de parentesco com a parte, ou interesse no objeto do processo.

– Senhorita Lolita, a senhorita jura que dirá a verdade e nada além da verdade, do que lhe for perguntado? Eu devo alertar a senhorita que qualquer declaração falsa incorre em sanção penal.

– Sim, juiz Hogwart, eu juro dizer apenas a verdade, voluntáriamente, sem ter sido coagida ou instruída para as declarações que farei.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s