A história de Ishtar – VI

Ishtar olhava em sua volta e via apenas sombras e vultos, o Submundo era um lugar onde não tinha luz e Ishtar teve que se despir até de seu fulgurante semblante. Pelas sete portas do Mundo dos Mortos Ishtar passou, sentiu frio, sentiu calor, sentiu sede, sentiu fome e agora sentia medo por não saber quem iria encontrar no trono sombrio. Uma voz suave, feminina, a chamou para mais próximo do trono e Ishtar viu uma Deusa muito parecida com ela. Debaixo de uma mortalha, Ishtar reconheceu sua irmã Ereshkigal.

– Então mesmo a poderosa Ishtar se curva diante de Ereshkigal? Aquela cujos atributos encantaram tantos Deuses, agora se rende indefesa, pois a mim Ishtar não tem mistério nem formosura? Aquela que recebeu as corosas dos Filhos das Estrelas agora presta reverência à minha coroa? Aqui não terá privilégio nem tratamento especial, Ishtar.

– E nem te peço, amada irmã. Vede, eu tenho o mesmo sangue que o seu, eu tenho a mesma carne que a sua, nós temos a mesma descendência, mas é você a irmã mais velha, você é mais sábia, forte e bela. O que a grande Ereshkigal deseja de Ishtar?

– Então a pequena Ishtar reconhece sua irmã, reconhece seu sangue, sua carme, sua família. Por que então Ishtar não vei a mim quando foi louvada pelos Filhos das Estrelas? Por que Ishtar saiu de seu palácio e veio ao Submundo senão para buscar Dummuzi?

– Eu nasci no exílio, ali onde os Filhos das Estrelas abandonou nossa mãe. Minhas vitórias também são tua, irmã, minha glória também é tua. Todos os dias eu perguntava a Inanna, quando eu poderia rever meu pai, minhas irmãs e irmãos, mas a tristeza selava seus lábios. Eu não vou enganar minha irmã, eu vim a teu meio por causa de Dummuzi, por aquele que eu amo eu fiz guerra aos Filhos das Estrelas. Mas vede, eis que se meu reino, honra, glória e vitória também são teus, vamos compartilhar o leito com Dummuzi.

Deixe um comentário

