Meu daimon – I

Cipriano estava chegando próximo da idade em que ele deveria pegar seus brinquedos e oferecer no templo de Juventas, cortar o cabelo e trocar sua tunica. Seu pai, Tertuliano, o havia ensinado como honrar os ancestrais, como ofertar aos Penates, como ofertar aos Lares e como adorar o Deus de sua Gens. Sua mãe o ensinou igualmente como ver, ouvir e falar com os espíritos e gênios locais. Seu pai era totalmente romano, patrício filho de patrício, sua mãe era romana por cidadania elegida, ela era etrusca. Cícero herdou as crenças de Roma e da Etrúria. Vivendo entre o norte e o sul, entre a urbes e a villae, Cicero não se sentia ambientado em nenhum dos mundos.

– Cipriano meu filho, para honrar seus ancestrais e prestar o devido culto aos Deuses, que tal irmos à casa da vovó? Ali naquela cidade existe um lugar que dizem ser próximo do Orco. Com ajuda de sua avó, podemos pedir aos nossos ancestrais e Deuses que te conceda um daemon.

– Que bom, mamãe! Ali na casa da vovó eu me sinto mais à vontade. Mas eu notei que ela não faz nem suas oferendas, nem as do papai.

– Isso porque, Cirpiano, sua avó segue uma crença campesina, uma crença muito antiga que provavelmente existia antes dos Etruscos e Romanos.

– Podemos ir agora? Eu estou cansado de não me encaixar em lugar algum.

– Cipriano, você não devia se preocupar com isso. Você ainda é jovem, mas caixas foram feitas para guardar coisas, não pessoas.

Tertuliano, o pai de Cipriano, tomou-o em mãos e foram se arrumar. uma caravana de comerciantes persas passaria em breve por Nabancia e com sorte conseguiriam um bom assento para ir a Saragoza.

– Querida, melhor levar Cipriano hoje mesmo. Estamos próximo das calenas de Lemúria, o dia está propício para ofertar aos ancestrais e pedi-los por um daemon para nosso garoto.

Leucoetea, a mãe de Cipriiano, concordou e o garoto foi alegremente arrumar-se para ver sua avó.

Deixe um comentário

