Ciência e puberdade

Aqui estão citações de vários livros de texto de nível universitário. Há uma grande quantidade de informações apresentadas, mas é necessário para fornecer detalhes científicos para compreender plenamente a puberdade.

A puberdade deriva da palavra latina “pubertas”, que significa adulto. Tecnicamente, o termo refere-se ao período durante o qual um indivíduo se torna capaz de reprodução sexual, ou seja, denota a série de mudanças biológicas que antecederam a capacidade reprodutiva. Mas de um modo geral, no entanto, a puberdade é usado como um termo coletivo para se referir a todas as mudanças físicas que ocorrem na menina ou menino crescendo como o indivíduo passa da infância para a idade adulta.

A puberdade pode parecer um tanto repentina, a julgar seus sinais externos, mas na verdade, é parte de um processo gradual que começa na concepção. Você pode se surpreender ao saber que nenhum novo hormônio é produzido e novos sistemas corporais não se desenvolvem na puberdade. Pelo contrário, alguns hormônios que têm estado presentes desde antes do nascimento aumentam e outros diminuem.

Os efeitos das mudanças endócrinas da puberdade no corpo do adolescente são notáveis. Acontecem dramáticas mudanças na aparência física que ocorrem durante o curto período de início da adolescência. Um entra na puberdade parecendo uma criança e dentro de quatro anos ou mais tem a aparência física de um jovem adulto.

O início da puberdade pode ocorrer tão cedo quanto 8 anos em meninas e 9,5 nos meninos, ou tão tarde como 13 em meninas e 13,5 nos meninos. Nas meninas, o intervalo entre o primeiro sinal de puberdade e maturação física completa pode ser tão curto quanto um e meio anos ou até seis anos. Em termos mais concretos, é possível que haja um ciclo precoce, um amadurecimento rápido para completar a puberdade até a idade de 10 ou 11, dois anos antes da maturação de um jovem que nem começou a puberdade.

O processo de desenvolvimento físico, que resulta no final da infância e início da adolescência envolve três fases que se sobrepõem: pré-puberdade , pilosidade e puberdade. Embora esta sequência é a mesma para todos os indivíduos, o tempo de início e a duração destes períodos diferem de uma pessoa para outra.

Pré-puberdade começa no fim da infância com um rápido aumento nos níveis hormonais. É também um período em que um surto de crescimento rápido começa e as características sexuais secundárias. Geralmente, meninas mudam dois anos antes dos meninos; a idade média do início desta etapa é de 10 para as mulheres, 12 para homens.

A pubescência, a segunda fase, é caracterizada pela proliferação de células sexual e quase completa das características sexuais secundárias. A pubescência começa com a menarca, ou primeira menstruação, em raparigas. O aparecimento dessas características, no entanto, não indica necessariamente que o sistema reprodutivo é completo. Pode ser uma questão de meses ou mesmo anos antes que o corpo é capaz de se reproduzir.

É somente com a terceira fase, a puberdade, que as meninas desenvolvem ciclos menstruais ovulatórios regulares e a capacidade de procriação. Esse período geralmente se estende por cerca de dois anos para as meninas e cerca de três anos para os meninos, terminando quando todas as características sexuais secundárias foram totalmente apareceu e capacidade reprodutiva foi atingida. A maioria dos meninos está na puberdade aos 14, a maioria das meninas na idade de 15-16.

Nas meninas aparece inicialmente um brotamento das mamas, em seguida, o aparecimento de pêlos pubianos, em seguida, a menarca e, finalmente, a ovulação. Desenvolvimento das mamas e dos pêlos pubianos se tornam o primeiro sinal visível por volta dos 10-11 anos de idade, enquanto que a menarca ocorre, em média, na faixa de 11-13 anos, ou cerca de dois anos após o desenvolvimento inicial de mama. A menstruação durante a puberdade é geralmente irregular, em parte devido a fatores de emoção, tensão e nutrição. A maturidade reprodutiva geralmente é atingida de um a dois anos após a primeira menstruação, com o máximo de fertilidade em desenvolvimento no início dos anos 20.

A idade média da menarca é de 12,5 a 13. No entanto, algumas garotas normais podem começar a menstruar mais cedo, aos 9, enquanto outros podem não começar até a idade de 16.

O crescimento genital geralmente não é completo quando a menstruação começa e esse crescimento continua lentamente por mais alguns anos. A menarca é frequentemente seguida por um período de esterilidade, que dura até que seja estabelecido um ciclo menstrual ovulatório normal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s