Manifesto Zvezda

“Uma pessoa é sempre uma pessoa, não importa o quão pequena ela seja.” – Dr Seuss

A discriminação etária faz com que pessoas adultas, geralmente grandes e com mais idade, não reconheça uma pessoa em quem é de pouca idade ou menor de tamanho.

Uma pessoa é uma pessoa, não importa sua idade e seu tamanho.

A capacidade e atributos associados à personalidade não são monopólio nem privilégio dos adultos ou dos grandes. Nós também fazemos parte desse contexto moral, social, cultural e institucional, nós também temos as mesmas capacidades e possibilidades para sermos pessoas. Nós temos autoconsciência, noção de passado, de futuro e das normas. Nós somos agentes históricos e morais.

Uma pessoa tem consciência, não importa o quão pequena seja.

Podemos ter menos dias de vida, menos experiência, nós temos ciência das diferenças, mas também estamos cientes de que existem muitos que se dizem adultos sem se comportarem como tal, portanto, é falsa a noção de que apenas pessoas adultas e grandes podem ser pessoas. Uma pessoa é uma pessoa, não por sua faixa etária ou pelo seu tamanho.

Nós temos uma personalidade, temos nossos padrões de pensamento, sentimos e agimos, percebemos e interpretamos a realidade como todo adulto e, em muitos aspectos e casos, até melhor. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo, portanto não cabe ao adulto determinar, de forma arbitrária, quem pode ser uma pessoa. Nós temos a mesma capacidade e consciência e podemos nos declarar como pessoas, autores e responsáveis de nossa personalidade, identidade e individualidade. Uma pessoa é uma pessoa quando se descobre, tem autoconsciência de sua existência como pessoa, não por sua faixa etária nem pelo seu tamanho.

Uma pessoa é uma pessoa, não importa o quão pequena ela seja. Uma pessoa sabe quando está desenvolvida, moral, física, mentalmente. Uma pessoa é capaz de sentir emoções, independente de sua faixa etária e do seu tamanho. Uma pessoa é capaz de perceber que está dotada de sexo, que tem sexualidade e, com esta percepção, uma pessoa tem o direito e a liberdade de definir como, com quem e de forma irá ter seus relacionamentos erótico-afetivos.

Uma pessoa é uma pessoa, não importa o quão pequena ela seja. Uma pessoa é capaz de escolher e ter relações sexuais em seus termos. Uma pessoa tem o direito de seguir a regra de que o corpo é dela, então vale as regras dela. Adultos não reconhecem que todos nascem com sexo, independente de nossa faixa etária e de nosso tamanho, tem uma visão romantizada, idealista e utópica de que nós somos seres assexuados, inocentes e ingênuos. Nós temos menos dias de vida e menos experiência, mas isso não nos torna menos pessoas, com os mesmos desejos e fantasias de gente grande e adulta.

Uma pessoa é uma pessoa, não importa o quão pequena ela seja. Uma pessoa deve fazer parte da sociedade, não ser excluída com base em uma discriminação etária. Uma sociedade sexualmente saudável não distingue faixa etária e tamanho, distingue se há uma noção de identidade e personalidade.

Apenas sociedades doentias, frustradas e recalcadas tem essa segregação etária e tenta disfarçar os problemas dessa opressão e repressão sexual com a tolerância velada à pornografia e à prostituição. Sociedades doentias não resolvem seus problemas sexuais, mas amplificam os desvios e as violências sexuais. Sociedades sadias tem espaço para todas as pessoas expressarem sua sexualidade, na arte, na literatura, no teatro, na música e na vida erótico-afetiva. Sociedades sadias promovem a emancipação de suas pessoas, através de rituais inciáticos e tutelagem. Sociedades sadias são construídas e mantidas por pessoas sadias, capazes e felizes, independente de sua faixa etária e de seu tamanho.

A Sociedade Zvezda irá implementar uma sociedade sadia, onde será abolida esses limites absurdos, obsoletos e arbitrários de faixa etária, deixará de existir “criança” e “adulto”, existirá apenas “pessoas”.

“Adultos são crianças obsoletas.” – Dr Seuss

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s